top of page
Buscar

Erro Médico: Entenda seus direitos quando o Atendimento Falha.

  • Foto do escritor: Lourdes Maria
    Lourdes Maria
  • 4 de jun.
  • 1 min de leitura

Nem sempre o tratamento médico segue como esperado — e, em alguns casos, o que parecia um simples procedimento pode resultar em consequências graves e permanentes. Quando isso acontece por falhas no atendimento, conduta imprudente, imperícia ou negligência de profissionais da saúde, estamos diante de um possível erro médico.


O erro médico ocorre quando o paciente sofre danos em razão de uma conduta inadequada, seja por ação ou omissão do profissional, ou da instituição de saúde. Esses danos podem ser físicos, psicológicos ou até financeiros, e a legislação brasileira assegura o direito à reparação nos casos comprovados.

Imagem meramente ilustrativa.
Imagem meramente ilustrativa.

Um exemplo marcante foi julgado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT). Em decisão publicada em janeiro de 2025, manteve a condenação do Distrito Federal ao pagamento de indenização por danos morais e pensão vitalícia a uma criança e seus pais.


O motivo: durante o parto, em um hospital público, a equipe médica ignorou sinais de sofrimento fetal. A negligência resultou em lesão neurológica irreversível na criança. A perícia apontou falhas no diagnóstico e na condução do parto (TJDFT-0703064-53.2020.8.07.0018).


Situações como essa reforçam a importância de estar atento.


Quando o atendimento médico gera dúvidas ou consequências inesperadas, buscar orientação de um advogado pode ser o primeiro passo para garantir que seus direitos sejam respeitados!

 
 
 

Comentários


      (81) 99841-6153 WhatsApp PE

       contato@lourdesadvocacia.com

      (21) 3496-4012 WhatsApp RJ

   

Estrada dos Bandeirantes, 15501, Vargem Pequena, Rio de Janeiro, Brasil.


Avenida Sacadura Cabral, 7, Alvalade, Lisboa, Portugal.

  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page